A pandemia tornou ainda mais atual e relevate a citação de Peter Drucker”O conhecimento de hoje é a ignorância de amanhã”.

A ASTD, (American Society for Training & Development) maior associação profissional do mundo dedicada ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, constatou em uma pesquisa que o negócio treinamento é um dos três negócios que mais crescem no mundo equiparando-se ao mercado de tecnologia.

Recentemente a revista Nova Escola apresentou uma estatística interessante, que está disponível no site: caminhos para melhorar o aprendizado, ela aponta que um aluno pode aprender 68% a mais quando tem aulas com os professores de melhor qualificação. Mas como qualificar de forma correta os professores? É preciso investir cada vez mais vez mais na competência individual. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do professor que gera melhores resultados para a educação.

Conhecimento é saber. Habilidade é saber fazer. Atitude é querer fazer, disposição para fazer. Mas como podemos desenvolver cada um desses quesitos nas pessoas que compõe nossa equipe?

O conhecimento pode ser melhorado através da leitura de livros, pesquisas, filmes e treinamentos teóricos.
Já a habilidade será mais facilmente desenvolvida estimulando a pessoa a fazer, praticar e simular em sala de aula a maneira mais adequada para atuar. Nesse caso, uma capacitação puramente técnica ou teórica pode ajudar pouco, já uma capacitação onde ela possa vivenciar a situação será bem mais eficiente.

E a atitude pode ser desenvolvida mais facilmente com um treinamento comportamental com feedback constante, motivação e coaching.

Treinar, desenvolver e educar é proporcionar a aprendizagem, que consiste na aquisição ou mudanças de comportamentos. É fazer com que os professores adquiram novos conhecimentos, habilidades e atitudes e assim possam ensinar com mais efetividade.

O nadador norte-americano Mark Spitz, sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, certa vez disse: “Todos querem ganhar medalhas de ouro, mas poucos querem treinar na intensidade necessária para conquistá-las”. No livro Transformando Suor em Ouro do Bernardinho há uma frase muito interessante do Colonel Red que diz “Quanto mais eu suo nos treinamentos menos eu sangro no campo de batalha”.

Recentemente a revista Forbes divulgou o ranking dos esportistas mais bem pagos no mundo e o primeiro da lista é o campeão mundial de golfe, Tiger Woods. E quando perguntaram a ele qual o segredo para ser o esportista mais bem pago do planeta e a razão de tantos prêmios e vitórias, ele respondeu: “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”.

Portanto, o treinamento tem sido uma ferramenta utilizada por diversas organizações como um diferencial. Já que a formação através da capacitação constante é tão importante para acompanhar as mudanças e manter o resultado crescente na educação, pare e pense, qual foi á última vez que você treinou sua equipe na parte técnica e também na parte comportamental?

 

Erik Penna é palestrante motivacional, autor de 6 livros e já apresentou mais de 1.000 palestras em todos os estados Brasil, Uruguai, Portugal e Estados Unidos.

1º lugar no Google “Palestrante de Motivação” no resultado da busca orgânica no Google Brasil.

No Youtube o canal do Erik Penna já tem mais de 1 milhão de visualizações.

Veja trechos da palestra: https://professorerikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestra-motivacional-erik-penna/