O ano de 2020 foi diferente, a pandemia obrigou inúmeros educadores a trabalharem de forma remota. A pandemia trouxe diversos desafios para a humanidade, e com os profissionais da educação, não foi diferente, e culminou com prédios escolares sem alunos e professores, salas de aulas com cadeiras vazias e a educação passou a ser à distância.

As aulas on-line evidenciaram o abismo existente entre o ensinar e o aprender. Ficou muito claro que nada adianta o professor “passar toda matéria”, se o aluno não aprender, afinal, comunicação não é o que o professor fala, é o que o aluno entende.

E 2021 está aí, a árdua tarefa de ministrar aulas, presenciais ou on-line, continua sendo importante e desafiadora. Os ensinamentos e avanços tecnológicos não podem ser inutilizados.

Ministrei minhas primeiras aulas no interior de São Paulo, no Senac, há mais de 15 anos, e como palestrante, já apresentei mais de 1.000 palestras em todos os estados do Brasil e no exterior. Nessa caminhada aprendi muito com diversos professores sensacionais. Admiro essa profissão que forma as demais.

Certo dia, chegando para apresentar uma palestra para a rede municipal de ensino, observei a seguinte frase afixada numa sala de aula: Nunca pare de aprender. A vida nunca para de ensinar.

E a pandemia foi um período transformador, momento que nos obrigou a se reinventar como pessoa e profissional.

Hoje compartilho com vocês algumas dicas que colaboram nessa arte de educar e potencializam o processo ensino-aprendizagem numa educação cada vez mais híbrida.

Seguem abaixo 3 passos, por mim elaborados, para a apresentação de uma aula 3 Is (Interessante, Interativa e Inesquecível).

 

1-INTERESSANTE

Quantidade não é sinônimo de qualidade, ou seja, se o professor apresentar a mesma quantidade de conteúdo habitualmente apresentada em uma sala de aula presencial e numa sala de aula virtual em casa, provavelmente o nível de assimilação e aprendizado por parte do aluno, será maior no formato presencial. Em geral, os principais motivos estão a concentração, foco, participação e interação.

Outro dia escutei a mãe de uma aluna perguntando ao professor: Aonde você vai com tanta pressa, professor?

Em alguns casos no magistério, menos pode ser mais. Quantidade não é sinônimo de qualidade.

Portanto, se o educador deseja aumentar o interesse do aluno em sua apresentação, dois pontos serão fundamentais nesse objetivo:

 

Seletividade: já que não será possível enviar todo o conteúdo da melhor maneira possível, torna-se primordial o educador ser seletivo, e saber selecionar, pontuar e transmitir as informações mais importantes, e isso significa que o professor precisará abrir mão de apresentar algo para conseguir enfatizar outro assunto, justamente aquele relevante da sua disciplina.

 

Poder de síntese: além da seletividade nos assuntos a serem abordados, o poder de síntese será vital para manter os expectadores mais atentos e imbuídos em aprender o que realmente importa.

 

2-INTERATIVA

Rodger Bailey, um especialista no comportamento humano, afirma que, a maioria é visual, 53% das pessoas são visual. Então, se quiser melhorar o índice de aproveitamento e aprendizado dos alunos, não apenas fale, mostre e o resultado será superior.

Use e abuse de imagens, vídeos, para ilustrar o que está ensinando. Vale compartilhar a tela do computador, apresentar slides coloridos e criativos, apresentar parte da aula em pé ao da TV mostrando alguns slides. Teve até uma professora de matemática que não tinha lousa nem slides em casa, então pegou um pincel preto e lecionou escrevendo no azulejo branco da sua cozinha. UAU, que exemplo fantástico de superação e inovação dessa educadora, literalmente entregando o seu melhor com os recursos disponíveis.

Interações como incentivar participações no chat, avisar que irá fazer perguntas, pedir ideias, mais do que normalmente em sala de aula, isso ajudará a manter a atenção deles no ensino à distância, até porque na escola era mais fácil se concentrar, agora em casa, há muitos ruídos na comunicação, outros integrantes e sons disputando atenção. Os pais falando, o celular tocando, o cachorro latindo, porta batendo, o irmão brigando, a campainha soando e por aí vai. O aluno tende a ir mentalmente embora da aula.

Portanto, interaja ao máximo, não faça da sua aula, um monólogo.

 

3-INESQUECÍVEL

Mais do que ensinar uma disciplina em sala de aula, os professores contribuem substancialmente na construção de seres humanos, muitos alunos se espelham nos atos e exemplos de seus professores. Portanto, uma ótima aula, não se constrói apenas com conteúdo técnico, mas com exemplos, histórias e reflexões sobre a vida.

Quer ser lembrado como mestre e educador. Seja um contador de histórias.

Jesus Cristo fala através de parábolas. Histórias são gatilhos mentais, ou seja, estímulos cerebrais que influenciam diretamente as nossas escolhas cotidianas e decisões mundanas.

Sempre traga um exemplo prático, atual ou emocionante para sua aula. Lembre-se ainda, o mágico deixa a melhor mágica para o final. Então, se possível, encerre sua apresentação, com chave de ouro. E se a história for curiosa, instigante ou emocionante, ela fixará na mente e marcará verdadeiramente a vida de muitos alunos.

 

Diversos professores encontram-se desmotivados, infelizes e ansiosos com o momento atual da educação no país.  Aliás, segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E com a pandemia, essa ansiedade aumentou. Inclusive, um estudo recente da UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro apontou que os casos de depressão dobraram entre os entrevistados, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% nesse período de coronavírus.

É viável afirmar que ansiedade é na verdade um excesso de futuro, uma preocupação extrema com o que está por vir. Assim, o indivíduo deixa de aproveitar o momento, não identifica a alegria do hoje, não percebe a paixão que precisa ter pelo agora.

Não se sabe exatamente quando a pandemia irá terminar. Mas é possível minimizar a ansiedade e melhorar o dia mudando o foco e a pergunta para: “O que se pode fazer de melhor hoje?”.

Deixo então uma mensagem final, uma história, na verdade, uma reflexão já descrita no livro mais vendido do mundo.

Repare no recado que vem da Bíblia e reflita sobre o primeiro milagre de Jesus. o primeiro milagre de Jesus não foi ressuscitar um morto, não foi curar um doente, foi transformar água em vinho para que a festa pudesse continuar.

Então, menos ansiedade, mais alegria e paixão pelo hoje!

Portanto, tome agora uma dose de vitamina “0” de otimismo e siga em frente, com resiliência e uma motivação nota dez.

Entregue o seu melhor e tenha um brilhante ano letivo.

 

*Erik Penna é palestrante motivacional, autor de 6 livros e já apresentou mais de 1000 palestras em todo Brasil e no exterior.

Veja trechos das palestras no link VÍDEOS: https://professorerikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestra-motivacional-erik-penna/